[vc_row][vc_column][vc_column_text]A expressão Marketing Esportivo surgiu frente à necessidade de descrever as ações que algumas empresas estavam utilizando para promoverem seus produtos e serviços por meio do esporte. O termo em questão pode ser definido da seguinte forma: “Marketing Esportivo consiste nas atividades que visam a satisfazer as expectativas e necessidades do consumidor do esporte”.

Assim, a expressão pode ser usada para descrever tanto as atividades das empresas, sendo elas do segmento esportivo, como por empresas não relacionadas ao setor, que se utilizam do esporte como meio de comunicação com seu mercado alvo – também chamado de “Marketing por meio do Esporte”.

O termo também pode ser usado para descrever os esforços por parte dos dirigentes de clubes, associações e ligas esportivas em atender às necessidades de seus torcedores – o que pode ser denominado “Marketing do Esporte”.

Marketing Esportivo, então, refere-se ao uso das variáveis do Marketing Mix para comunicar os benefícios da participação no esporte para os consumidores em potenciais, tendo como principal objetivo assegurar a sobrevivência dos mais diversos tipos de modalidades, acompanhando as rápidas mudanças ambientais. Tal sobrevivência depende, em grande parte, do propósito das organizações esportivas.

Empresas do setor usam o “Marketing do Esporte” para assegurar que o produto esportivo seja atrativo para o consumidor não apenas sob a forma de entretenimento (ao vivo ou televisionado), mas também como uma forma de manter-se saudável, já que tais consumidores podem ser vistos como a essência para o futuro do esporte, quer sejam como atletas ou espectadores.

Já o “Marketing por meio do Esporte” diz respeito às atividades de empresas que se utilizam do mesmo como um veículo de comunicação para seus produtos e/ou serviços, buscando atingir mercados demográficos específicos. Atividades como patrocínio de equipes e/ou eventos esportivos e licenciamento de produtos são exemplos de tal modalidade de Marketing.

Outra vertente do não explorado marketing esportivo é o agenciamento de carreiras.

O agenciamento de carreiras tem como objetivo proporcionar a máxima tranqüilidade aos nossos atletas, a empresa deve contar com uma estrutura segmentada de trabalho, o que nos possibilitará oferecer os serviços adequados com a necessidade individual.

Os departamentos de marketing, jurídico, de imprensa e financeiro devem possuir profissionais altamente qualificados e prontos para assumirem não apenas a carreira do profissional do esporte, mas a imagem do atleta como um todo, dentro e fora de seu campo de atuação.

O serviço de Agenciamento aborda todos os aspectos da vida profissional e pessoal do atleta, de acordo com seus reais interesses. Tendo em vista a busca de resultados efetivos, a união do trabalho desempenhado por todos os departamentos da empresa resulta na elaboração de dois planejamentos de carreira distintos: o Planejamento Pessoal (para todos os setores da vida escolhidos pelo atleta como prioridades, com exceção à carreira) e o Planejamento Esportivo (para a carreira, especificamente).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]